10.4 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Évora alerta para medida importantíssima para evitar o contágio, através do Doutor Manuel Carvalho

Doutor Manuel Carvalho, responsável pelo grupo de controlo de infeção no Hospital de Évora explica a medida mais importante para evitar a transmissão do vírus covid-19.

“A pneumonia causada pelo coronavírus é uma doença que se transmite principalmente por via respiratória, quem está doente quando fala ou tosse emite gotículas de saliva que podem transmitir a doença”.

Quando estas gotículas, que em linguagem popular são denominados de “perdigotos” atingem a boca ou o nariz de outra pessoa podem carregar o vírus e são a principal forma de contágio.

As gotículas viajam no ar no máximo a 1 metro de distância, “por isso esta doença é muito transmissível, mas também facilmente evitável”. O Doutor Manuel Carvalho explica que, se criarmos uma distância social mínima de 1 a 2 metros entre as pessoas sempre, então os perdigotos não tocarão em qualquer boca ou nariz alheio e desta forma não se propaga o vírus.

“Esta medida tão simples é a mais eficaz para evitar que esta doença nos atinja, cabe a nós todos implementá-la para conseguirmos debelar esta doença.”

Populares