13.2 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Évora celebra protocolo para melhores cuidados no tratamento de  feridas cutâneas

O Hospital de Évora celebrou recentemente um protocolo de colaboração com a ELCOS – Sociedade Portuguesa de Feridas .

De acordo com a informação avançada pelo Hospital, este protocolo representa um avanço na Enfermagem com contributos científicos, académicos e profissionais fundamentais na salvaguarda e garantia de Cuidados seguros e com qualidade à pessoa em risco e/ou portadora de feridas cutâneas.

O protocolo, explica o HESE, possibilita o impulso da educação e formação dos Enfermeiros, assim como da investigação permanente a nível hospitalar na procura de soluções que, sustentadas pela evidência científica, constituam um referencial nos Contextos da Prática Clínica (CPC), estimulando as boas práticas, reduzindo a morbilidade e aumentando os resultados em saúde.

A ELCOS é uma sociedade científica multidisciplinar na área das ciências da saúde que procura proteger e promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas com feridas cutâneas, nomeadamente Úlceras por Pressão (UP). A prevalência e/ou incidência das UP permanece elevada, sobretudo ao nível dos cuidados hospitalares e em pessoas com um nível elevado de dependência. Representam, assim, uma causa considerável de morbimortalidade e interferem com a qualidade de vida da pessoa com ferida cutânea, dos familiares e/ou cuidadores, e representam uma consequente sobrecarga económica para o SNS, em particular.

Fonte: HESE

Populares