18.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Évora pioneiro no Alentejo em técnica ecoguiada de injeção de toxina botulínica

No Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do HESE, a injeção de toxina botulínica, em casos de espasticidade focal, já pode ser realizada com apoio ecográfico.

O Hospital de Évora é um dos hospitais a nível nacional que já está a realizar esta técnica sob a forma ecoguiada e o único na região do Alentejo.

É um tratamento realizado em consulta de intervenção em doentes com espasticidade focal (no contexto de status pós-AVC, Esclerose Múltipla, Traumatismos Crânio-encefálicos). Estes doentes podem ser referenciados internamente pelo Hospital do Espírito Santo, ou externamente pela especialidade de Medicina Geral e Familiar.

Em declarações publicadas no site do HESE, Filipa Narra Pisa, Médica de Medicina Física e de Reabilitação, uma das responsáveis por este tratamento, refere que “ a injeção ecoguiada é uma mais-valia na execução da intervenção, já que permite a injeção do músculo pretendido com uma maior precisão da sua localização e segurança, reduzindo eventuais efeitos adversos e diminuição do risco de lesão de estruturas adjacentes.”

O tratamento com injeção de toxina botulínica tem um papel importante na melhoria da funcionalidade (ativa/passiva), redução da dor, melhoria da qualidade de vida e reintegração sócio-profissional.

Populares