5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Évora foi palco da Cerimónia de Vinculação dos Enfermeiros Gestores

No dia 22 de setembro decorreu a Cerimónia de Vinculação dos Enfermeiros Gestores, organizada pela Direção de Enfermagem do HESE EPE. 

De acordo com a nota divulgada pelo Hospital de Évora, a sessão teve início com a intervenção dos membros do Conselho de Administração e de seguida com duas conferências com os temas: “Liderar ou chefiar? A encruzilhada do Enfermeiro Gestor”, pelo Prof. Doutor Nelson Guerra, Professor Coordenador Convidado da Universidade Atlântica, e “Gestão de Enfermagem: Responsabilidade Social” pela Prof.ª Doutora Maria Manuela Martins, Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto.


Na conferência proferida pelo Prof. Doutor Nelson Guerra foi dado ênfase à importância da Comunicação, da Delegação, da Negociação e da Mudança. Agir com competência implica Saber, Querer e Poder Agir.
Na conferência proferida pela Profª. Doutora Manuela Martins realçou-se a importância de Ser Gestor, que implica assumir várias responsabilidades e desafios únicos num contexto incerto e de mudança permanente, assumindo os Enfermeiros Gestores, uma responsabilidade perante si, para com a Organização e com o Serviço, tendo subjacente os seus Conhecimentos que se repercutem nas Habilidades e nas Atitudes. Realçou também a importância do processo sucessório, para assim preparar a organização e as pessoas transmitindo os seus saberes. Mais importante do que Estar como Gestor é Ser um Gestor e um Líder Transformacional.

Depois das preleções, Engº. Vitor Fialho, Presidente do Conselho de Administração, felicitou e desejou os maiores sucessos para os novos Enfermeiros Gestores do HESE: Ana Caixeiro, Artur Mendes, Clara Lourenço, Ermelinda Rebola, Maria Varela, Natércia Caramujo, Natércia Maltinha e Noémia Coelho. Seguiu-se um momento de confraternização entre todos os participantes.

Populares