15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital de Évora responsável pela implementação de Projeto Europeu sobre dispositivos médicos!

O HESE participa na ação de Investigação e Inovação ENTRUST, iniciada oficialmente a 1 de janeiro de 2023. O projeto é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Horizonte Europa (acordo de subvenção n.º 101095634), e decorre no período de janeiro de 2023 a dezembro de 2025, estando a implementação técnica a cargo do Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação do HESE EPE.

De acordo com a informação avançada pelo Hospital de Évora, o projeto ENTRUST visa gerir de forma holística o ciclo de vida dos dispositivos médicos conectados, reforçando a confiança em todo o ecossistema médico. As mais-valias e a eficácia do ENTRUST serão validadas e avaliadas em quatro casos de utilização reais, que vão desde dispositivos vestíveis e médicos utilizados para a monitorização remota de doentes, até equipamentos fixos de alta qualidade utilizados em hospitais e clínicas. No âmbito do ENTRUST, o HESE participa no caso de uso n.º 3: Assistência digital para melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes e prestadores de cuidados, onde se pretende emular o sistema de monitorização de pacientes num veículo médico, em movimento, que envia continuamente dados para o hospital. O veículo médico será equipado com vários dispositivos de monitorização de doentes, a fim de testar a transferência de informações para o hospital.

O projeto irá promover soluções inovadoras para aumentar a fiabilidade sem limitar a aplicabilidade dos dispositivos médicos conectados. Incluirá modelos de confiança formalmente verificados, mecanismos de certificação remota, processos de avaliação de riscos, procedimentos de ciclo de vida seguros, políticas de segurança, recomendações técnicas e certificados de conformidade em tempo real baseados em registos distribuídos. O projeto introduzirá um novo mecanismo de certificação remota para garantir o funcionamento correto do dispositivo em tempo de execução, independentemente da sua capacidade computacional, que será acompanhado por modelos dinâmicos de avaliação da confiança capazes de identificar o nível de fiabilidade necessário por dispositivo e serviço. Isto permitirá também definir perfis de proteção adequados por dispositivo, incluindo objetivos de propriedades de validação a atestar durante o tempo de execução.

Fonte: HESE

Populares