O Hospital do Espirito Santo de Évora está na lista das 15 melhores unidades que foram avaliadas segundo os critérios mortalidade, complicações e tempo de internamento.
Pelo terceiro ano consecutivo, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde, foram avaliados pela IASIST Portugal – empresa que realiza estudos de benchmarking em saúde, tendo sido premiados aqueles que registaram os melhores níveis de desempenho.
De fora ficaram os IPO (institutos portugueses de oncologia), os hospitais psiquiátricos e o instituto de oftalmologia Gama Pinto, dedicados a áreas muito específicas.
De um total de 41 hospitais avaliados, agrupados em cinco tipologias por dimensão e diferenciação – seguindo os critérios de classificação da ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde) -, foram nomeados 15 finalistas para cinco prémios atribuídos.
O Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, um dos três finalistas do grupo D, voltou a integrar a lista dos 15 melhores, repetindo o resultado da edição anterior, depois de ter vencido o Top 5 ’14 na sua categoria, com a avaliação do desempenho de 2013.
Este ranking pretende promover a qualidade e eficiência dos hospitais portugueses, contando com o patrocínio oficial do Ministério da Saúde.
Vários indicadores foram examinados, nomeadamente a qualidade, analisada por mortalidade intra-hospitalar, complicações e readmissões, a adequação, avaliada por objetivos atingidos em cirurgia de ambulatório e a eficiência, que observa o tempo de internamento, os custos operacionais por doente padrão, o número de doentes por médico em tempo completo e o número de doentes por enfermeiro.
A IASIST Portugal explica que os hospitais top “conseguem ter mais qualidade com tempos de internamento mais curtos, fazem mais cirurgias de ambulatório com demora média mais baixa, têm menos readmissões e fazem mais com menos despesa”.
Cada hospital que participou na avaliação irá receber a sua avaliação, cujos dados permitirão não só identificar onde há margem para melhorar, mas também dar a conhecer aos doentes os indicadores positivos já atingidos pelas equipas de profissionais de saúde.
Finalistas e premiados
Grupo B
Centro Hospitalar da Póvoa do Varzim/Vila do Conde > vencedor
Hospital Santa Maria Maior (Barcelos)
Hospital de Vila Franca de Xira
Grupo C (hospitais de média dimensão)
Centro Hospitalar Tâmega e Sousa
Hospital Beatriz Ângelo
Hospital de Cascais > vencedor
Grupo D
Centro Hospitalar Tondela-Viseu
Hospital de Braga > vencedor
Hospital do Espírito Santo de Évora
Grupo E (hospitais maiores e mais diferenciados)
Centro Hospitalar do Porto > vencedor
Centro Hospitalar de São João
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Grupo ULS (unidades locais de saúde)
Unidade Local de Saúde do Alto Minho
Unidade Local de Saúde de Matosinhos > vencedor
Unidade Local de Saúde Nordeste