12.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Hospital do Espírito Santo de Évora realiza Seminário “A Voz do Silêncio”

A Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos(EPVA) do Hospital do Espírito Santo de Évora assinala o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa com a realização do Seminário “A VOZ DO SILÊNCIO”,  no dia 23 de junho, no Anfiteatro da Escola de Enfermagem São João de Deus.

O Seminário pretende alertar para este flagelo da sociedade, um fenómeno tendencialmente crescente que requer obrigatoriamente atenção e intervenção por parte de todos os cidadãos, em especial dos profissionais de saúde. Durante a manhã a temática incidirá nos sub-temas: a importância da articulação interinstitucional e a investigação e jurisprudência e contará com a presença de Profissionais da área da saúde, da Segurança Social e da GNR e da PSP.

O aumento de ano para ano, do número de pessoas idosas, vítimas de violência, impõe uma análise rigorosa da realidade social, sobretudo das dinâmicas/relações interpessoais, uma vez que os dados demonstram na maioria uma correlação entre o agressor e a vítima, enquadrável no crime de violência doméstica.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a violência contra a pessoa idosa, como: “A ação única ou repetida, ou a falta de resposta adequada, que causa angústia ou dano a uma pessoa idosa e que ocorre dentro de qualquer relação onde exista uma expectativa de confiança.”  

A violência contra a pessoa idosa constitui uma realidade que assombra não só a sociedade portuguesa, mas o mundo inteiro. A sua consciência torna-se fundamental para a supressão do fenómeno, tendencialmente crescente.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, 15,7% da população idosa mundial é submetida a algum tipo de violência. No ano de 2021, foram registadas em Portugal 1594 pessoas idosas vítimas de crime e de violência, o que representou em termos médios, 4 vítimas por dia no país.

Populares