5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Igreja centenária em Évora ganha financiamento do PRR para obras de reabilitação

All About Portugal

Uma igreja centenária do centro histórico de Évora, que pertence ao museu da cidade, vai beneficiar de obras de reabilitação, graças a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou hoje a diretora do espaço museológico.

Estas obras, indicou à agência Lusa a diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, Sandra Leandro, “são para reabilitar a estrutura” do edifício da Igreja das Mercês, que “foi afetada pela construção de um hotel”.

“É essencial o arranque destas obras para, depois, termos outra fase, que é a de restauro da talha dourada e dos azulejos”, afirmou, adiantando que está também prevista para o espaço a elaboração de um programa museológico.

O projeto de reabilitação do edifício desta igreja está contemplado na lista de novas intervenções incluídas na proposta de reprogramação do PRR para o Património Cultural, com um financiamento de 900 mil euros.

Sandra Leandro revelou a intenção de, no futuro, transferir para a Igreja das Mercês as coleções de artes decorativas do museu para permitir ao principal edifício da instituição ter mais espaço para expor pintura.

Construída em 1670 e classificada como Imóvel de Interesse Público, a Igreja das Mercês, que pertence ao Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, sofreu danos aquando da edificação de um hotel vizinho, inaugurado em 2013.

No ano seguinte, chegaram a estar previstas obras, mas a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a empresa proprietária da unidade hoteleira não chegaram a acordo, tendo o processo seguido para tribunal.

Questionada pela Lusa sobre o processo em tribunal, a diretora do museu de Évora limitou-se a adiantar que acabou por haver “um acordo entre os proprietários do hotel e a DGPC [Direção-Geral do Património Cultural]”.

Devido aos danos na estrutura no edifício, assinalou a diretora do museu de Évora, está colocada “uma estrutura de segurança” na fachada da igreja, o que impede a circulação rodoviária junto do imóvel.

“Não há perigo de derrocada. Esta obra foi sempre seguida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil [LNEC] e, periodicamente, equipas vão verificar a segurança da estrutura”, acrescentou.

A reprogramação do PRR vai dar mais 40 milhões de euros para a reabilitação e conservação do património cultural nacional, totalizando, neste eixo, 190 milhões, anunciou, na quinta-feira, em Évora, o ministro da tutela.

Segundo o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a proposta de reprogramação do PRR para o Património Cultural prevê mais 29 intervenções em monumentos, sítios arqueológicos e museus espalhados do país, incluindo as regiões autónomas.

Na região alentejana, deu então como exemplo o governante, estão agora previstas intervenções no Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, na Igreja das Mercês, em Évora, e na muralha de Alcácer do Sal.

 

 

Fonte: Agência Lusa

Populares