15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

INALENTEJO assinou contratos de financiamento do Património Cultural com a presença dos Secretários de Estado do Desenvolvimento Regional, Cultura e Defesa (c/fotos)

Dezasseis novos projetos na área do património cultural foram assinados na tarde de 3 de julho, quinta-feira, na Galeria de Exposições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida e da Secretária de Estado da Defesa, Berta Maria Cabral.

Os investimentos para a Região Alentejo, dão continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido, pela Autoridade de Gestão do INALENTEJO com um montante total de investimento aprovado de 12,8 milhões de euros e comparticipação comunitária FEDER de 10,2 milhões de euros, no âmbito do Regulamento Específico ‘Património Cultural’.

Os projetos apoiados que abrangem toda a área territorial da Região Alentejo, abarcam a dimensão material e imaterial, incluindo iniciativas de animação sócio-cultural, são promovidos por 16 entidades regionais, contemplando uma grande diversidade de beneficiários a nível regional, entidades institucionais e agentes públicos e associativos. Da comparticipação comunitária atribuída a este conjunto de projetos, no montante de 10,2 milhões de euros, 92% destina-se a projetos de natureza material e 8% a projetos de natureza imaterial.

Até agora, o INALENTEJO já aprovou um conjunto de 116 projetos para a área da Cultura, no âmbito dos Regulamentos Específicos ‘Património Cultural’, ‘Rede de Equipamentos Culturais’ e ‘Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação – Património”, com um investimento elegível de 52,6 milhões de euros, e uma comparticipação comunitária FEDER total de 42,3 milhões de euros, o que representa 4,8 % do total do Programa. Cerca de 76% do investimento aprovado destinou-se a projetos de natureza material e 24% a projetos de natureza imaterial.

A seguir à sessão de assinatura de contratos, os Secretários de Estado e a Autoridade de Gestão do INALENTEJO visitaram dois dos projetos (Património da Humanidade) que vão ser alvo de processo de requalificação nesta fase, a Igreja e Convento de S. Francisco, em Évora, e o Forte da Graça, em Elvas.

 

Preservar a Herança Cultural e Ambiental da Região Alentejo, cujos valores diferenciadores nos transmitem um sentimento de identidade e pertença, associando-os às dinâmicas sociais, à inovação e à valorização económica, são os elementos fundamentais da estratégia de desenvolvimento que se pretende continuar e reforçar no futuro.

(clique na imagem para aumentar)


Populares