15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Incêndio de Odemira: Governo disponibiliza apoios a agricultores afetados

Sapo 24

O Governo vai disponibilizar apoios financeiros aos agricultores que ficaram sem alimentação para os animais devido ao incêndio que atingiu os concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique.

Em declarações à Lusa, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, referiu que “Vamos disponibilizar um apoio imediato para fazer face à aquisição de alimentos para animais. É um apoio financeiro que será dado à cabeça”.

Segundo O Atual, Maria do Céu Antunes falou aos jornalistas após uma reunião com agricultores que foram afetados por este fogo, dado como dominado na quarta-feira, realizada nas instalações da Junta de Freguesia de Odeceixe, em Aljezur, no distrito de Faro.

Devido ao cenário devastador deixado pelas chamas, Maria do Céu Antunes referiu que o grande problema dos agricultores afetados é a falta de alimento, para os animais, pois “os pastos e as forragens arderam” no incêndio.

“Vamos dar um valor por animal”, que foi calculado “tendo em atenção o que animal come e acrescentámos, em relação a valores atribuídos anteriormente, o fator inflação”, disse, adiantando que, no caso dos bovinos, a ajuda “pode ir aos 38 euros” e, para os ovinos, chegará “aos 25 ou 28 euros”, referiu a ministra Agricultura e da Alimentação.

Segundo a governante, o incêndio trouxe prejuízos para 10 criadores de gado, que têm um efetivo total de 300 vacas e 40 ovelhas.

 

Leia a notícia completa em: O Atual

Populares