13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Junho 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

INE Prevê aumento de produção de fardos de palha para pecuária após dois anos de seca.

As previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam um “considerável aumento das disponibilidades alimentares dos efetivos pecuários, em pastoreio e alimentos conservados”, o que permitirá diminuir as necessidades de suplementação com rações, após dois anos de seca.

De acordo com o último Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE, “as condições meteorológicas têm promovido um bom desenvolvimento vegetativo das pastagens temporárias e permanentes (semeadas e naturais), bem como das culturas forrageiras anuais, aumentando significativamente a matéria verde (biomassa) disponível para pastoreio e para corte (feno/feno silagem)”.

Esta melhoria nas condições das pastagens e das culturas forrageiras é um alívio para os produtores pecuários, que enfrentaram grandes desafios nos últimos dois anos devido à seca. O aumento da biomassa disponível traduz-se em melhores condições para o pastoreio e a produção de alimentos conservados, essencial para a manutenção dos efetivos pecuários e para a redução dos custos com a suplementação alimentar.

As previsões do INE são um sinal positivo para o sector agrícola, indicando uma recuperação das disponibilidades alimentares naturais que são fundamentais para a sustentabilidade da pecuária em Portugal.

Populares