30.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

INEM reforça rede de emergência médica com mais 23 Meios!Alentejo contemplado!

Desde ontem, dia  1 de julho, o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) passou  a contar com mais 23 meios de emergência.

O Plano de Reforço de Meios para o Verão 2023 é assim atualizado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para fazer face à evolução dos níveis de acionamento em determinadas zonas, tendo em conta a afluência de população nas zonas turísticas e a realização da Jornada Mundial da Juventude 2023.

De acordo com a informação avamçada pelo Instituto de Emergência Médica, a região Centro passa a contar, a partir de 1 de julho, com mais dois meios de emergência.  Já a região de Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo é reforçada com 19 meios, A região algarvia terá o seu dispositivo de emergência médica reforçado com duas ambulâncias, em Faro e Lagos.

O reforço de meios tem vindo a ser faseado, com a entrada em funcionamento de 46 meios afetos a Corpos de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) em maio e mais 28 meios em junho, aos quais se juntam agora 24 novos meios. Adicionalmente, o dispositivo conta ainda com os meios operados diretamente pelo Instituto, tais como os Helicópteros de Emergência Médica, as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), as Ambulâncias de Emergência Médica e Motociclos de Emergência Médica.

Recorde-se que cabe ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema. 

Fonte: INEM

Populares