24.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Iniciativa em Beja faz trabalho com idosos no domicílio, com o auxílio da tecnologia

Fotos: Agência Ecclesia

A Cáritas Diocesana de Beja está a recorrer às novas tecnologias para responder às limitações impostas pela pandemia, que afastou os utentes do serviço de apoio domiciliário.

“Como não podem sair de casa, existe uma terapeuta educacional que vai a casa de 30 utentes no total e desenvolve um conjunto de atividades”, explica à Agência ECCLESIA Mariana Côco, diretora do serviço de apoio domiciliário.

Depois de uma candidatura da Cáritas ao programa ‘Cuida’ da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto da Segurança Social, a iniciativa vem permitir o trabalho com idosos no domicílio, com o auxílio da tecnologia.

“Temos um Tablet que está em casa do utente e que lhe permite fazer jogos didáticos, falar com os familiares e estimular o raciocínio” refere Mariana Côco.

José Francisco Carrega dependia da sua cadeira de rodas elétrica para sair de casa, mas a pandemia já nem isso lhe permite. Agora recebe as visitas da terapeuta Sara, que lhe trazem outra alegria aos dias. “Estava aqui a resolver uns exercícios no tablet, eu ainda estou muito bom da minha cabeça e faço isto sem dificuldade”, conta José Carrega.

Sara Silvério destaca a experiência inovadora e os resultados que gera juntos dos mais idosos. “Foi a primeira vez que usei um Tablet como método de intervenção individual. O vir a casa torna a interação muito mais eficaz e pessoal”, afirma.

A terapeuta acompanha também Manuela Guerreiro, que vive só, numa outra zona da cidade. “Gosto muito dela, até já fizemos bolos as duas” diz Manuela Guerreiro, que reconhece o valor dos exercícios que faz com o Tablet, explicando que já não necessita “de tanta medicação”.

 

(Fonte: Agência Ecclesia)

Populares