14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Intercetado elvense em Badajoz ao tentar passar a fronteira com 60 mil euros não declarados

A Guarda Civil Espanhola surpreendeu um cidadão português natural de Elvas, ao tentar passar a fronteira do Caia com 59.920 euros sem declarar essa quantia.

A intercessão ocorreu na madrugada de quarta-feira, 16 de novembro, quando a força policial mandou parar uma viatura de matricula portuguesa. Após a inspeção do veículo, os policias encontraram dentro do porta bagagens, uma mala contendo quase 60 mil euros em notas de 20,00 euros, sem que o proprietário tenha declaração que justifique a saída de capitais do exterior.

Interrogado, o português terá dito que o dinheiro era resultado de um negócio em Espanha, sendo o destino dessa quantia Portugal.

No entanto a pessoa intercetada afirmou que sabia que tinha que fazer declaração de saída de capitais para deixar o país.

Os factos constituem uma violação da Lei 10/2010 de 28 de abril, sobre o Regime Jurídico dos movimentos de capitais e transações económicas Estrangeiros e a Prevenção à Lavagem de Dinheiro, de modo a que o proprietário do dinheiro vai ter que provar sua origem legal.

A saída ou a entrada em território nacional de meios de pagamento no montante não inferior a 10.000 euros por pessoa e viagem deve ser declarado com antecedência o seu movimento.

 

Populares