Nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho irá decorrer no Auditório da Universidade de Évora o 1º Congresso de Intervenção Precoce na Infância no Alentejo.
A Intervenção Precoce na Infância no Alentejo é uma medida de apoio integrado que visa desenvolver ações específicas de natureza preventiva e habilitativa no âmbito da educação, da saúde e da ação social a crianças dos 0 aos 6 anos, com deficiência, atraso de desenvolvimento ou em risco grave de atraso de desenvolvimento e suas famílias.
O programa, assente numa parceria entre os Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade e destes com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, ou entidades equiparadas, legalmente definidas como instituições de suporte das Equipas Locais de Intervenção.
No Alentejo, a Rede da Intervenção Precoce na Infância (Rede da IP) desenvolveu-se a partir de 2001, foi crescendo de forma sustentável e no final de 2008 já assegurava a totalidade dos concelhos do Alentejo, embora com diferentes níveis de cobertura.
No final de 2011 essa cobertura era assegurada por 31 Equipas Locais de Intervenção (constituídas por educadoras de infância, terapeutas, psicólogos, enfermeiras e assistentes sociais), apoiadas em 29 instituições de suporte (com acordo de cooperação) e em 217 parceiros (entidades / serviços da comunidade) e prestava apoio a 2309 crianças e suas famílias.
A atividade da Rede no Alentejo mereceu o reconhecimento nacional e internacional, tendo sido distinguida com o Prémio das Boas Práticas em Saúde, no ano de 2009 e, em 2010, o Prémio da Fundação para a Saúde dos Emirados Árabes Unidos da Organização Mundial de Saúde.
Este Congresso pretende assinalar os dez anos de funcionamento da Rede, e ser um espaço de troca de experiências tendo em vista uma melhor resposta às problemáticas das nossas crianças e suas famílias.