25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Investigador da UÉ lidera estudo, Pescadores Lúdicos responsáveis poela dispersão de 400 mil peixes

Um estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores revela que a dispersão de peioxes invasores na península Ibérica çpode ser uma consequência da ação dos Pescadores Lúdicos.

A equipa de investigadores responsáveis por este estudo pertence a três universidades: Évora, Lisboa e Leia(Espanha) e é liderada por Filipe Banha do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, a trabalhar a partir do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora.

O estudo, publicado recentemente, teve por base a análise do papel dos pescadores na introdução de peixes invasores. Segundo este estudo, “os peixes invasores são uma das principais ameaças à sobrevivência dos peixes nativos e afetam também atividades socioeconómicas como a pesca. Face a este problema, esta equipa de investigadores aplicou inquéritos a pescadores da Península ibérica, para estudar a frequência das introduções de peixes, utilização de peixes como isco-vivo e preferências de pesca.”

Na nota enviada à nossa redação é ainda referido “Apesar de ser ilegal e de apenas 5% dos pescadores usarem peixes como isco-vivo, a libertação de isco-vivo no final da sessão de pesca pode ser responsável pela introdução não intencional de mais de 270 000 peixes invasores todos os anos. Isto pode explicar como peixes invasores como o alburno (ou ablete), um dos peixes mais utilizados como isco vivo, invadiu tão rapidamente as bacias hidrográficas de toda a Península Ibérica. “

Filipe Banha do MARE conclui referindo “este mesmo trabalho permitiu estimar ainda que todos os anos os pescadores desportivos são responsáveis pela introdução intencional de cerca de 140 000 peixes invasores nas águas doces da Península Ibérica. A introdução intencional de espécies invasoras é também proibida por lei, mas continua a ser praticada por alguns pescadores desportivos.”

Foto: Hoy

Populares