9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Investigador da Universidade de Évora participa na Missão CAMões, primeira na exploração do Oceano

João Fontiela, sismólogo do Instituto de Ciências da Terra, (ICT), da Universidade de Évora está a participar na primeira missão análoga para exploração do Oceano, da Terra e do Espaço (Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration – CAMões) que decorre na gruta do Natal, ilha Terceira.

A informação foi hoje avançada pela Academia Alentejana que refeiu, em comunicado que as missões análogas servem para investigar um ou vários aspetos de missões espaciais tripuladas, usando ambientes terrestres cujas condições permitem simular um cenário específico fora da Terra. João Fontiela, salienta que os “tubos lávicos têm características que podem contribuir para estudos análogos, ajudando a planear e a projetar missões na Lua e Marte”.

Esta é a primeira missão do projeto CAMões – Caving Analog Mission for Ocean, Earth and Space Exploration , que irá permitir tornar os Açores num test bed para astronautas de todo o mundo, refere ainda a Universidade de Évora.

Na missão de sete dias, explica a mesma nota, participam investigadores com formação multidisciplinar para obterem informações sobre os desafios ambientais, de engenharia, minerais, composição da tripulação e desafios robóticos associados à exploração em tubos de lava e grutas.

Aproveitando as características vulcanológicas únicas e a biodiversidade da Gruta do Natal como contexto científico e de pesquisa, a primeira equipa realizará estudos de geofísica, microbiologia, climáticos e de avaliação humana numa abordagem de investigações longitudinal e multissectorial, ambientalmente sustentáveis e estabelecendo as bases para futuras missões.

A missão CAMões é liderada pela Associação de Montanheiros, em parceria com o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), a Universidade dos Açores.

Fonte/Foto: Universidade de Évora

Populares