30.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

IPBeja integra Universidade Europeia

O Instituto Politécnico de beja vai integrar a Universidade Europeia, aliança HEROES já aprovada pela Comissão Europeia como Universidade Europeia com o objetivo de fomentar a resiliência regional inteligente. A aliança HEROES junta nove universidades de ciências aplicadas de toda a União Europeia sob um objetivo comum: fortalecer a resiliência das suas regiões através da inovação digital. 120 000 estudantes e 14 000 funcionários, espalhados por 22 campis, localizados sobretudo em áreas não  urbanas, irão beneficiar da estreita colaboração transnacional a nível da educação e investigação, tornada possível devido ao recente financiamento da UE através do Programa Erasmus+.

O projeto HEROES – ‘Higher Education for Resilience-Oriented and Empowered Societies’ – é uma das 14 novas alianças que conquistaram recentemente o generoso suporte financeiro da Comissão Europeia para se consolidar como Universidade Europeia. A aliança HEROES destaca-se como sendo constituída exclusivamente por universidades de ciências aplicadas jovens, ágeis e profundamente enraizadas na sua região. Cada membro da aliança atua e molda o ecossistema de inovação local, potenciando parcerias com a indústria e restantes parceiros locais.

O projeto pretende fortalecer a resiliência inteligente das suas regiões e, tal como adianta o IPbeja em comunicado à nossa redação, no caso de Beja , a Universidade Europeia HEROES vem exponenciar o impacto do IPBejaPolitécnico na região, providenciando aos seus alunos, professores e pessoal administrativo um campo alargado de aprendizagem, investigação e intervenção, onde se pretende “pensar global para resolver local”.

Esta parceria vem aumentar o conjunto de soluções para os desafios regionais, adaptadas a cada contexto regional incrementando a sua  capacidade de adaptação e resiliência. As universidades membro da HEROES estão localizados na Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, Lituânia, Países Baixos, Portugal e Suécia. A HEROES ainda tem universidades associadas na Albânia, França, Grécia, Kosovo e Ucrânia.

Populares