2.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

IPMA avisa: Carnaval vai ser “molhado” com chuva até terça-feira!

O estado do tempo em Portugal Continental, entre o dia de hoje, sexta-feira, e 13 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, será condicionado pela passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a depressões que se deslocam no Atlântico em direção à Europa.

De acordo com a informação avançada pelo IPMA, através de um comunicado emitido, esta situação meteorológica é caracterizada pela ocorrência de precipitação, por vezes forte, alternada com períodos em que a precipitação será mais fraca ou mesmo ausente.

Segundo as previsões, até ao dia 13, a precipitação deverá ocorrer em todo o território, sendo por vezes forte nas regiões Norte e Centro. No entanto, devido ao estabelecimento de um anticiclone entre o arquipélago das Canárias e o golfo de Cadiz, a precipitação no Baixo Alentejo e Algarve no dia 13 será pouco provável.

O vento irá soprar do quadrante sul, temporariamente do quadrante oeste, sendo mais intenso nos dias 9 e 10, em especial no litoral e terras altas.

Entre o fim do dia 9 e o fim da manhã de dia 11, com advecção de ar mais frio, prevê-se a ocorrência de aguaceiros de neve nas regiões Norte e Centro, inicialmente nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros.

Durante este período, prevê-se igualmente o aumento a agitação marítima na costa, em especial na costa ocidental onde as ondas do quadrante oeste poderão atingir 5 a 5,5 metros de altura.

A temperatura deverá estar próxima dos valores médios para o mês de fevereiro ou ligeiramente acima. A temperatura máxima irá variar entre 12 e 18ºC, e a temperatura mínima irá variar entre 0 e 8ºC no interior Norte e Centro e entre 11 e 15ºC no restante território.

O dia mais frio deverá ser o dia 10, com os valores da temperatura máxima a variar entre 4 e 10ºC.

Fonte: IPMA

Populares