10.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

IPMA: Seca meteorológica na região do Baixo Alentejo terminou no mês de março

No mês de março verificou-se um aumento significativo dos valores de percentagem de água no solo em
todo o território Continental, com particular destaque na região Sul. Os dados são avançados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera(IPMA) no Boletim climatológico referente ao mês de março deste ano.

De acordo com os dados revelados pelo IPMA, praticamente todo o território atingiu o nível da capacidade de campo, apenas alguns locais, do Baixo Alentejo, registam valores mais baixos a variar entre 40% e 60%.

De acordo com o índice PDSI- Índice que se baseia no conceito do balanço da água tendo em conta dados da quantidade de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo; permite detetar a ocorrência de períodos de seca e classifica-os em termos de intensidade (fraca, moderada, severa e extrema), no final de março terminou a situação de seca meteorológica que se verificava na região do Baixo Alentejo , como consequência dos valores elevados de precipitação que se registou na região. Verificou-se ainda um aumento das áreas nas classes de chuva mais intensas nas regiões do Norte e Centro.

No mesmo boletim o IPMA refere ainda Em termos de distribuição percentual por classes do índice PDSI no território continental, no final de março verificava-se: 0.7 % na classe de chuva extrema, 17.2 % na classe de chuva severa, 40.2 % na classe de chuva moderada, 33.7 % na classe de chuva fraca e 8.2 % na classe normal.

Populares