Tal como noticiado em fevereiro de 2019, pela Rádio Campanário, o projeto de sinalética turística inteligente para os municípios do Grande Lago Alqueva visa beneficiar as autarquias portuguesas que integram a Associação Transfronteiriça de Municípios do Lago de Alqueva, nomeadamente Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Alandroal, Viana do Alentejo, Barrancos, Serpa, Moura, Portal e Mourão.
Em Reguengos de Monsaraz já é possível encontrar os primeiros sinais integrados neste projeto.
O projeto de sinalética turística inteligente representa um investimento de 321 mil euros cofinanciado a 90 por cento pelo Turismo de Portugal no âmbito do programa Valorizar o Turismo do Interior. As autarquias vão implementar um serviço inovador denominado Inventrip que transmite informação personalizada, permitindo aos turistas consultar a oferta cultural e turística de cada destino, construir viagens à medida e reservar alojamentos e atividades.
O sistema é baseado numa nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados “beacons”. Estes dispositivos serão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal e vão fornecer informação atualizada aos turistas para os smartphones com sistemas operativos Android e IOS, após descarregarem uma aplicação.