20.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Junho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Jóia da Coroa foi devolvida aos Portalegrenses”! Sé Catedral reabriu portas após requalificação!(c/fotos)

16 de março de 2023 será um dia para recordar em Portalegre, pela reabertura da Catedral após dois anos e meio de obras de reabilitação e restauro.

De acordo com a nota divulgada pelo Município de Portalegre, a Igreja maior da cidade e da Diocese foi devolvida aos paroquianos e aos Portalegrenses após uma intervenção que englobou todo o Património edificado, que inclui a Nave, o Transepto, as Sacristias, os Claustros, as Salas do Cabido e espaços anexos, bem como todo o Património móvel e integrado que contemplou mais de 800 peças.

A convite da Diocese de Portalegre – Castelo Branco estiveram presentes a Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro; o Bispo de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias e o Bispo emérito da Diocese, D. Augusto César; a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho; o vogal da CCDR-Alentejo, Tiago Teotónio Pereira; o Diretor-geral da Direção Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos; Presidentes da Câmara e autarcas de toda a diocese, responsáveis das forças de segurança e de instituições académicas, civis e sociais, sacerdotes de todos os arciprestados, o arquiteto Rui Barreto Duarte e muitos portalegrenses que quiseram presenciar este evento histórico.

Durante os discursos protocolares foi bastante realçada a magnitude do património religioso, arquitetónico e artístico da Sé de Portalegre, referindo-se inclusivamente que a Catedral será uma das melhores do país.

Falou-se de orgulho, da nossa identidade, do reencontro com o património e da devolução aos Portalegrenses da sua “joia da coroa”, um lugar de referência e de beleza que nos aproxima de Deus, marca todos os que por aqui passam e que valoriza a oferta cultural e turística do nosso concelho, como “uma porta aberta para o infinito”.

Fonte/Foto: Município de Portalegre

Populares