20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Jornada Mundial Juventude 2023: símbolos no Alentejo em Tempo de Advento

Vaticannews

A diocese de Beja está a acolher durante o mês de dezembro a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Este é um tempo de oração e encontro com a cruz peregrina e o ícone marian.

É à procura de encontros reais e de descobrir a novidade do serviço em Cristo, que os jovens portugueses estão a acolher a cruz e o ícone da Jornada Mundial da Juventude em peregrinação nacional.

Neste Tempo de Advento chega-nos hoje uma crónica do arciprestado de Odemira, o maior concelho de Portugal. O texto é da Irmã Natália Costa, na narração de Clara Palma.

Uma esperança sempre nova
“O Arciprestado de Odemira foi o segundo a receber os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. O maior concelho de Portugal apresenta várias características, sendo um Alentejo diferente e muito próprio. Devido à sua grande extensão, também a população apresenta diferenças substanciais: interior e litoral pouco têm em comum. Porém, a fé profunda e a devoção Mariana faz parte de toda a alma Alentejana.

Percorrer este Alentejo tão diverso é viver o “advento” da Jornada Mundial da Juventude, é ter uma esperança sempre nova quando se chega ao fim do caminho.

A Planície, esta imensidão de terra, foi cenário da chegada e partida dos símbolos a este arciprestado. O primeiro local deixou-nos assombrados: encontrámos em S. Martinho das Amoreiras “o mundo inteiro” num pequeno mercado: Culturas e Religiões diferentes, perplexas com a nossa ousadia, quiseram juntar-se a nós e colocar os símbolos no centro do seu mundo nesse dia. Esta torre de Babel marcou o início deste Arciprestado. Continuámos o caminho em Colos, Odemira e Sabóia. Em todas estas Comunidades o acolhimento foi sempre de respeito, reverência e admiração.

Em ambiente de festa, os símbolos foram recebidos em S. Teotónio. Com criatividade, empenho e generosidade esta Paróquia preparou o dia. Os símbolos estiveram em escolas, percorreram ruas, praças, mercado, passando pela Creche e ERPI. Na Igreja, terminou-se o dia com um momento de oração, que aqueceu os Corações, os nossos e o do nosso Deus. Zambujeira do Mar foi o local escolhido para se fazer a Via Sacra, terminando junto ao mar. Neste pedaço de terra, o céu uniu-se na imensidão do mar e o caminho com Jesus tornou-se mais leve, mais belo e com muito mais sentido.

Na Comunidade de Vila Nova de Milfontes, no Colégio de Nossa Senhora da Graça, os Jovens aguardavam os símbolos. Este dia fez-nos perceber que é por eles e para eles em especial que este caminho se traçou até 2023. Ao final da tarde, as ruas encheram-se de Jovens. Os símbolos foram levados por eles até à Igreja Paroquial, em ambiente de alegria e festa, onde se fez um momento de oração. Até à noite, a comunidade teve oportunidade de rezar e cantar diante da Cruz e do Ícone Salus Populi Romani.

Cercal do Alentejo foi o último local de peregrinação no Arciprestado de Odemira. Foram colocados na praça principal, onde se fez a receção dos símbolos. Transportados pelos bombeiros e levados para a Igreja Paroquial, foi celebrada a Missa. Ao longo do dia houve ainda vários momentos de oração em comunidade.”

Fonte: Vaticannews

Populares