23.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Jornadas Ibéricas Além Álcool debatem problemática do consumo abusivo do álcool na região Alentejo

Decorreu, no passado dia 10, nas Sala 124 do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora, o evento “Além Álcool – A saúde no trabalho, um trabalho com saúde.

 

O Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, em parceria com a Universidade de Évora,  no quadro de uma sintonia institucional em torno da problemática do consumo abusivo do álcool na região Alentejo, construiu um programa científico abrangente e transversal no seu alcance.

Neste sentido, foi possível congregar, num dia intenso de trabalho, as dimensões investigativas, produção, comercialização, prevenção e intervenção no setor do álcool.
Os dados apresentados pelo SICAD e Observatório Regional dos Consumos sobre a realidade do consumo abusivo desta substância na região, a todos deixou em alerta. A expressão é de tal modo preocupante que exige o desenho de uma ação concertada de respostas urgentes e integradas.

Para o futuro fica o compromisso do reforço desta articulação e o alargamento do âmbito de intervenção noutros comportamentos aditivos.

Os 60 participantes inscritos provindos das mais variadas instituições e territórios e que ao longo do dia dinamizaram o debate foram, além de consciencializados, convocados para a operacionalização das várias dinâmicas de intervenção na mitigação dos problemas ligados ao álcool na região.

Destaque para a participação ativa dos representantes do universo estudantil e da presença de uma comitiva da região dos açores, que fruto das similaridades dos CAD nestes territórios, quiseram partilhar práticas e conhecimentos.

Para o ano de 2022 estão já agendadas mais ações de aprofundamento sobre esta temática.​

Populares