9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Liga dos Amigos do HESE:“Ajudar os doentes e levar-lhes sorrisos no Natal, enche-nos o coração” diz Vice-Presidente (c/som)

A Liga dos Amigos do Hospital de Évora funciona desde 1994 e desempenha um papel de extrema relevância juntos dos doentes deste Hospital.

Várias equipas de pessoas voluntárias acolhem e encaminham os utentes para as suas consultas, exames e terapias, além de amenizar os tempos de espera nas salas de consultas externas, através da distribuição de reforços alimentares.

Mas a sua missão não se fica por aqui pois os projetos e o seu alcance tem crescido ao longo dos anos.

Desde 2007 que a equipa presta apoio ao doente internado e desde 2012 que há também uma atenção especial para com a área da Pediatria.

A atuar em várias frentes estes voluntários têm na sua génese dar conforto, atenção, carinho e apoio a quem passa por problemas de saúde, independentemente da sua gravidade.

Mas se este trabalho se revela fundamental durante todo o ano, nesta altura de Natal, ele assume um cariz ainda mais especial. Falamos de uma época onde a união à família é o mais desejado, nem sempre sendo possível concretizar. Quando assim acontece, estes voluntários assumem um pouco esse papel e dão o melhor de si a quem precisa.

A Rádio Campanário falou com Maria do Carmo Santos, Vice-Presidente da Liga de Amigos que começou por nos referir “esta liga é uma IPSS que vai comemorar 30 anos no próximo ano de 2024” explicando ainda que “temos vários projetos tudo em prol dos doentes, internados e não internados e das suas famílias”.

A Vice-Presidente adianta-nos ainda que “a época de Natal é sempre a mais complicada” explicando que , ainda assim, “os nossos voluntários têm sempre uma palavra amiga, acompanham e são muito importantes para estes doentes.”

Para a responsável “um doente está sempre fragilizado psicologicamente e há alturas em que isso os afeta mais como é o caso do Natal” realçando que os e as voluntárias da Liga tentam minimizar isso mesmo.”

Com cerca de 70 voluntários, são estes homens e mulheres que fazem diariamente a diferença na vida destas pessoas.

Maria do Carmo Santos conclui dizendo que “Ajudar os doentes é sempre gratificante, em especial do Natal, e deixa-nos de coração cheio”.

Foto: Liga de Amigos

Populares