22 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ligações Portugal e Espanha de novo em cima da mesa: Espanha quer retomar o projeto abandonado no Covid-19

O debate sobre as ligações entre Portugal e Espanha estão novamente na ordem do dia na Cimeira Ibérica 2022. Segundo a óptica da Extremadura espanhola, as ligações por via terrestre, sejam de comboio ou de estradas, entre Portugal e Espanha beneficiam o desenvolvimento socioeconomico das regiões e merecem ser reactivadas as discussões sobre os projetos pendentes e em curso. 

A cimeira encontra-se agendada para a próxima sexta-feira e terá lugar em Viana do Castelo. Entre os temas que a Junta da Extremadura considera essenciais de serem abordados, mencionou-se à agência Lusa a “conclusão da ligação ferroviária com Portugal e a ligação entre a autoestrada espanhola EX A1 e a portuguesa A23″.

A perspectiva é de encurtar distâncias entre as duas capitais, tal como servir de impulsionador económico para ambos os territórios: “A melhoria das ligações ferroviárias entre os dois países é um tema muito importante e não apenas para os dois Estados e as regiões fronteiriças, mas para haver ligação com toda a Europa”, reforça o executivo espanhol.

O projeto ficou suspenso em março de 2020, na sequência da pandemia Covid-19 e até então permaneceu inactivo. O executivo espanhol reforça que já existe uma linha de comboio rápido entre Plasencia e Badajoz e que está prevista a sua expansão para Évora, Elvas e Caia, infraestruturas concebidas para o transporte de mercadorias e de passageiros.

Este mega projeto antecipa conexões com os portos de Lisboa e Sines, mais uma vez cumprindo-se os objetivos de acessibilidades entre as capitais. O executivo regional conclui com a afirmação de que “também seria muito importante começar a operar com as infraestrutura existentes e estabelecer um sentido comercial direto entre Madrid e Lisboa, aproveitando a ligação Elvas/Badajoz.”

 

Fonte:

https://observador.pt/2022/11/02/cimeira-iberica-extremadura-espanhola-considera-crucial-concluir-ligacoes-de-comboio/

Populares