24.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Linha Beja-Casa Branca fora dos investimentos previstos até 2030

A eletrificação e melhoramento do troço ferroviário entre Beja e Casa Branca, tem vindo a ser anunciada pelo ministério do Planeamento e das Infraestruturas, para um futuro próximo.

Contudo, as intervenções não surgem no dossier que a empresa pública Infraestruturas de Portugal SA entregou no final do ano, ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, e no qual se encontram inscritos os projetos que poderão ser contemplados com verbas provenientes do Quadro Financeiro Plurianual pós-2020.

A melhoria do troço Beja-Casa Branca encontrava-se identificada na lista de 40 investimentos prioritários para a ferrovia entre 2020 e 2030, solicitada pela Infraestruturas de Portugal. Contudo, segundo o D.A., a ficha de obra referente ao troço Beja-Casa Branca, assim como a ficha referente á ligação Régua-Pocinho (linha do Douro), foram excluídas antes de chegarem à secretária do ministro Pedro Marques. O referido dossier, servirá de base ao Governo e nomeadamente à Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de definição da “Estratégia Portugal 2020” para a programação de investimentos na ferrovia no pós-2020. 

Com a ficha para melhoramento e eletrificação da ligação entre Beja e Casa excluída desta lista, a obra não se poderá verificar antes de 2030.

 

Populares