13.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

​​​​​​​Livro sobre Convento de Santa Clara de Moura já está disponível para leitura

A autora Marisa Bacalhau apresentou o livro “Convento de Santa Clara de Moura, do esplendor à extinção” na ala de exposições temporárias do Museu Municipal de Moura (antigo matadouro).

O livro, que conta a história do edifício, também revela como era o como o quotidiano desta comunidade feminina e os obstáculos ultrapassados, desde a sua fundação. O livro faz parte desta edição da Câmara Municipal de Moura.

A partir de pesquisas minuciosas, através de arquivos portugueses,

 a autora conseguiu reunir dados importantes sobre o Convento de Santa Clara de Moura e sobre a comunidade clarissa que o habitou entre 1610 e 1893.

A publicação já é considerada, pela autarquia, um documento importante para a preservação, perpetuação e estudo da história de Moura.

A sua leitura permite apreciar não só a história do edifício, como o quotidiano desta comunidade feminina e as vicissitudes várias, vividas desde a sua fundação. Esta publicação constitui um importante marco para o conhecimento da história local que a autarquia considera um elemento importante, cuja preservação, estudo e divulgação é essencial.

Também está disponível para observação o “Santa Clara de Moura, o universo feminino num convento de clausura”, patente no antigo matadouro até 18 de julho (terça-feira a domingo, das 09:00 | 12:30 – 14.00 | 17.30).

Para os Mourenses e para os visitantes, a exposição traz um grande conhecimento sobre a relevância e singularidade da comunidade religiosa em Moura

 

Fonte: Lidador Notícias

Populares