17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Manifestação pró-Sócrates à porta da prisão de Évora

Mais de 100 pessoas da zona da Covilhã estiveram ontem à tarde concentradas, junto ao estabelecimento prisional de Évora, numa manifestação de solidariedade para com o ex-primeiro ministro, que ali se encontra detido preventivamente.

Os manifestantes depositaram cravos e rosas no muro da prisão e entoaram canções como “Grândola, Vila Morena” ou o hino nacional.

A iniciativa foi organizada por um empresário da Covilhã, José António Pinho, “amigo de longa data” de José Sócrates. Para o responsável a ação foi “uma onda de solidariedade, absolutamente apartidária, pacífica e respeitadora”, justificando que a região “deve muito” ao ex-governante a quem quiseram manifestar solidariedade através de um “abraço fraterno e sincero”.

Sócrates cresceu e iniciou o percurso profissional e político na Covilhã, sendo que recebeu da sua terra natal a Chave da Cidade e a Medalha de Ouro de Mérito Municipal em outubro de 2014.

O ex-primeiro ministro está detido desde 21 de novembro, quando uma operação policial o intercetou no aeroporto de Lisboa, depois de uma viagem desde Paris.O ex-chefe do Governo está indiciado dos crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada e corrupção.

Populares