23.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mantenha os agasalhos à mão….massa de ar frio continua a deixar o país a “tiritar” de frio!

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para a semana de 30 de janeiro a 5 de fevereiro prevê-se a continuação de tempo estável com persistência de tempo frio associado a um fluxo predominante de leste ou de nordeste. Será ainda favorecida a formação de geada e/ou gelos associados ao acentuado arrefecimento noturno, e também a formação de neblina ou nevoeiro, em especial no nordeste Transmontano e Alto Douro.

A temperatura máxima deverá atingir valores que vão variar aproximadamente entre +5 e 16°C ao longo da semana e a temperatura mínima irá variar entre -6 e 8°C, com os valores mais baixos previstos para as regiões do interior Norte e Centro.

Para esta semana, a anomalia da precipitação total e a temperatura média vai manter-se abaixo do normal (ver figura 1), iniciando-se a semana com uma pequena descida da temperatura mínima comparando com o fim-de-semana anterior (dias 28 e 29).

Mantem-se a advecção de uma massa de ar frio e seco na circulação de um anticiclone localizado aproximadamente entre o Golfo da Biscaia e as Ilhas Britânicas, que por vezes irá estender-se em crista ao arquipélago dos Açores. Gradualmente, o anticiclone terá tendência a enfraquecer e um novo núcleo irá intensificar entre a região a sueste dos Açores e o arquipélago da Madeira, havendo a possibilidade de aproximação de uma superfície frontal ao território continental no final desta semana.

Populares