12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Marinha recolhe mais de 200 kg de lixo subaquático em Tróia

Duas unidades da Marinha Portuguesa, o Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM) e a unidade X31, associaram-se ao projeto da ONG OCEAN ALIVE e realizaram recentemente uma atividade de mergulho por forma a conhecer a pradaria marinha em Tróia.

No âmbito desta iniciativa  realizou-se uma limpeza subaquática do local e da praia adjacente, que resultou na recolha de 216 Kg de lixo.

O projeto Ocean Alive é o primeiro em Portugal dedicado à proteção do oceano, que promove a proteção do oceano através da educação marinha e da transformação de comportamentos. 

Focado no estuário do Sado, onde as pradarias marinhas são o habitat berçário das presas de uma população residente de golfinhos e do peixe e marisco da comunidade piscatória, o projeto da Ocean Alive tem a UNESCO como parceiro institucional.

Durante o mergulho, foi também possível encontrar um cavalo-marinho graças ao conhecimento e experiência na área de um dos militares da guarnição, pelo que a OCEAN ALIVE, com o CEOM e o X31, batizaram-no de “Muchacho”, em homenagem ao militar que colaborou na identificação do cavalo-marinho.

Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos é um tema que está cada vez mais na ordem do dia, factor determinante para o desenvolvimento sustentável.

Foto: Marinha Portuguesa

Populares