24.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Marvão: ​​​​​​​Conversas d’Azeite sobre Sustentabilidade, Biodiversidade e Circularidade no Olival

O Município de Marvão promove, pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa “Conversas d’Azeite”, no próximo dia 12 de fevereiro, pelas 10h30, no recinto da Casa do Povo de Porto de Espada. Esta sessão de partilha, que irá juntar vários especialistas do setor oleícola, conta com a moderação do professor Francisco Mondragão Rodrigues e marca o arranque da 17ª edição da Quinzena Gastronómica das “Comidas d’Azeite”, conforme divulgado pelo município.

Esta iniciativa prevê a realização de três painéis de debate, cada um sob a alçada das temáticas “Sustentabilidade, Biodiversidade e Circularidade no Olival”. O objetivo desta conferência é divulgar a produção de azeite no concelho de Marvão e discutir formas de valorização da fileira, novas medidas de biocontrolo, a biodiversidade dos olivais e a melhoria de técnicas culturais para obter mais e melhor azeite.

“A edição das “Comidas d’Azeite” do ano passado ficou marcada pela pandemia que ditou o confinamento e que obrigou a iniciativa a migrar para o online, mas também nos deu asas para repensar dinâmicas. E foi então que pensámos: porque não criar um fórum de discussão onde os especialistas do setor possam partilhar conhecimento entre si e gerar novos tópicos de debate? Foi assim que nasceram as “Conversas d’Azeite” como parte integrante do “Comidas d’Azeite”. Este ano faria todo o sentido repetir a iniciativa, desta feita em regime presencial e dedicado à sustentabilidade e à economia circular no setor oleícola”, explica Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão.

A Quinzena Gastronómica das “Comidas d’Azeite” acontece de 12 a 27 de fevereiro, em 14 restaurantes aderentes do concelho de Marvão, e com uma programação paralela com que inclui atividades como uma visita guiada ao Olivoturismo – Lagar Museu “Azeite Castelo de Marvão”, uma Prova de Azeites, o Mercado do Azeite Novo e um Showcooking.

Populares