3.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Março 1, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Marvão: Decorrem novos trabalhos no Anfiteatro romano descoberto no Alentejo em 2019!

 

Decorrem novos trabalhos no anfiteatro da cidade romana de Ammaia, em S. Salvador da Aramenha, no concelho de Marvão, o quinto edifício deste tipo conhecido na antiga província romana da Lusitânia.

De acordo com a informação avançada na página oficial da Ammaia, o anfiteatro foi construído fora do perímetro urbano, parcialmente encostado à muralha que delimita a cidade, nos meados do século I da nossa Era e terá estado em uso até aos finais do século IV ou inícios do V.

Trata-se de um típico anfiteatro de cidade de província do Império Romano, com a arena eliptica, de cerca de 54 por 40 metros, delimitada por parede de alvenaria de pedra e bancadas erguidas em madeira. No caso do edifício de Ammaia a principal singularidade consiste no modelo adoptado: um sistema misto de construção, que utilizou uma encosta para daí extrair a pedra utilizada na parede de alvenaria e para alojar parte do edifício, erguendo no lado oposto um potente aterro artificial para a instalação das bancadas, uma solução construtiva até à data desconhecida no ocidente da Península Ibérica.

O anfiteatro foi descoberto em 2019 e, a partir de então, equipas da Universidade de Lisboa, Museo Nacional de Arte Romano (Mérida) e da Fundação Cidade de Ammaia têm posto a descoberto o edifício, no âmbito de um Projecto que conta com financiamento da Fundação “La Caixa”.

Fonte/Foto: Ammaia

Populares