34.8 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Massa de ar tropical “invade” Portugal…Termómetros podem chegar aos 42 graus no Alentejo!

A acção conjunta de uma região anticiclónica entre a Europa Ocidental e o arquipélago da Madeira, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, origina por estes dias o transporte de uma massa de ar tropical com origem continental, que é favorável a uma situação meteorológica de tempo quente, seco e estável.

Assim, prevê-se uma subida gradual dos valores da temperatura máxima até dia 24, com valores acima de 30°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e entre os 35 e 40°C no interior a sul do Tejo e na Beira Baixa, onde poderão ser atingidos 40 a 42°C.

Segundo o IPMA, no dia 25, com o deslocamento para nordeste do anticiclone da Europa Ocidental e a intensificação de uma crista anticiclónica associada a um anticiclone localizado a sudoeste dos Açores, prevê-se rotação do vento para o quadrante norte e uma intensificação no litoral oeste e nas terras altas, com a consequente descida dos valores da temperatura máxima no litoral Norte e Centro e nos distritos de Vila Real e Viseu. Estes valores dever-se-ão manter no dia 26.

A temperatura mínima também irá aumentar, prevendo-se noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em vários locais do Centro e Sul, com destaque para a região do Sotavento Algarvio, onde as mínimas poderão ser próximas de 25°C.

Na sequência deste episódio de tempo quente, que deverá ser mais prolongado a sul do Tejo e Beira Baixa, onde é expectável a ocorrência de uma onda de calor até dia 29, pelo que se aconselha seguir as orientações da DGS para situações de tempo quente.

Estas condições meteorológicas, associadas a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com diversos concelhos do interior Norte e Centro, bem como na região Sul, a serem classificados com valores de PIR máximo ou muito elevado, com implicações na restrição ao uso do fogo e das atividades permitidas em meio rural.

Adicionalmente, este episódio poderá trazer poeiras em suspensão à região Sul, em especial no dia 24.

Salienta-se ainda que em condições de céu pouco nublado ou limpo nesta época do ano, o índice de radiação ultravioleta irá atingir valores muito elevados.

Populares