12 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Médicos oncologistas abandonam Hospital de Évora por propostas mais elevadas no privado (c/som)

O Hospital do Espirito Santo de Évora vai ficar com menos três médicos oncologistas.

Ao que a Rádio Campanário conseguiu apurar, o primeiro clinico a deixar o serviço, já no final deste mês de maio, é o Dr. Sérgio Barroso, diretor clinico de Oncologia, que já fez chegar o pedido de demissão ao Conselho de Administração do HESE EPE, estando agendado para finais de junho e julho a saída dos outros dois médicos.

Em declaração a esta Estação Emissora, o presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, refere que o clinico “recebeu uma proposta melhor e optou por ir para outro lado, o serviço vai-se manter e estamos a tentar alargar a composição do próprio serviço e aumentar o número de profissionais, de forma a que possamos dar as respostas adequadas às necessidades dos doentes, não está em causa a prestação de saúde aos utentes”.  

Segundo José Robalo, o mesmo acontece com os outros dois médicos que também decidiram abandonar o Hospital de Évora, “não temos qualquer referência a qualquer alteração que existisse no serviço que não permitisse que os profissionais exercessem a sua atividade com a qualidade que é exigível”, acrescentando, “devem ter propostas de entidades públicas ou privadas que eventualmente são, no parecer dos profissionais, de melhor acolhimento do que as propostas que são feitas pelo hospital (de Évora) ”.

Questionado sobre a eventualidade de poderem registar-se alguns constrangimentos na resposta a dar aos doentes oncológicos, José Robalo diz que “não vai haver constrangimentos, obviamente que temos que nos adaptar na situação destes profissionais saírem e temos que criar condições para que aumentem o número de profissionais para ser dada a resposta adequada às populações, que é para isso que nós cá estamos”.       

O Serviço de Oncologia Médica no Hospital do Espírito Santo de Évora foi criado, em 14 de março de 2002.

Atualmente, o Serviço de Oncologia Médica do HESE é também responsável pelas consultas de oncologia médica e pelos tratamentos de quimioterapia citostática e hormonoterapia do Hospital de Elvas.

Populares