20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Memória e Identidade 2024″: Herói de Abril Salgueiro Maia foi homenageado a título póstumo em Castelo de Vide

O Capitão de Abril, Salgueiro Maia, natural de Castelo de Vide, foi na passada quinta-feira homenageado a título póstumo, pela Associação Portuguesa De Municípios com Centro Histórico, com o prémio “Memória e Identidade-2024″.

A condecoração foi recebida por Natércia Maia, viúva do Capitão , num momento carregado de emoção e muitas memórias.A cerimónia decorreu em Castelo de Vide, num gesto de reconhecimento público e institucional a Salgueiro Maia pelo seu contributo para a valorização dos valores de Abril .

A iniciativa realizou-se no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril. Esta homenagem realiza-se ainda no ano em que Salgueiro Maia celebraria o 80° aniversário.

António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, considerou desde o primeiro momento que a realização desta cerimónia no Alentejo, na terra natal do Capitão, enriqueceu, por um lado as comemorações desta data histórica no concelho, mas acima de tudo, dar a justa dimensão e importância a este herói nacional.

Castelo de Vide tem dado projeção ao nome de Salgueiro Maia e à sua relevância na história do Pais, nomeadamente através da Casa Da Cidadania Salgueiro Maia, um espaço que criou dando cumprimento à vontade expressa de Fernando Salgueiro Maia, que deixou para o município todo o seu espólio.

Inaugurada no dia 1 de julho de 2021, a Autarquia cumpriu a vontade deixada em testamento por Salgueiro Maia. Com um impacto significativo a nível nacional, dada a natureza particular e única deste projeto cultural e turístico, é um espaço ligado intimamente à história e à memória de um dos nossos mais recentes heróis nacionais.

Fonto: António Pita- Presidente da CM de Castelo de Vide

Populares