22 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Microsoft e GNR unem esforços para promover Internet Mais Segura também no metaverso

A Microsoft Portugal e a Guarda Nacional Republicana (GNR) juntam-se, mais uma vez, para celebrar o Dia da Internet Mais Segura, assinalado hoje, e através de várias ações de sensibilização que irão decorrer entre 7 e 14 de fevereiro, Mês da Internet Mais Segura.

Num contexto de rápida evolução tecnológica, a campanha deste ano destacará o tema “Metaverso vs. Realidade” e irá aprofundar o desenvolvimento e impactos do metaverso na vida das crianças em idade escolar, em contextos de aprendizagem e navegação. Com o objetivo de promover o uso responsável da tecnologia, a iniciativa irá abordar tópicos como a segurança digital, direitos do utilizador online, privacidade, proteção de dados, redes sociais e cyberbullying.

Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, destaca: “A tecnologia é uma ferramenta poderosa que pode melhorar significativamente as nossas vidas, mas é importante garantir a sua utilização responsável e segura, sobretudo no metaverso, que é hoje uma realidade crescente nas nossas vidas e que as nossas crianças ainda não dominam totalmente. Estamos empenhados em trabalhar com a GNR, com a comunidade escolar e a sociedade em geral para sensibilizar os portugueses para a importância da segurança digital e riscos, num mundo em que a linha entre o real e virtual é cada vez mais ténue.”

De acordo com Raquel Valente, Capitão da GNR, “a revolução digital que assistimos promoveu a rápida integração da tecnologia nas nossas vidas. É fundamental assegurar que os jovens estejam informados sobre os perigos da Internet e saibam como se podem proteger. Através da colaboração com a Microsoft Portugal, pretendemos, através dos cerca dos 400 militares da estrutura de Prevenção Criminal e de Policiamento Comunitário em toda a área de responsabilidade da GNR e no âmbito do “Programa Escola Segura”, sensibilizar para as medidas de prevenção online, incluindo no “metaverso” Assim, no período indicado, os militares da Guarda irão conduzir várias ações junto da comunidade escolar, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de prevenir comportamentos de risco inerentes à utilização da internet.”

As sessões serão dirigidas a estudantes do ensino básico e secundário de todo o país, através de militares da GNR e de mais de 100 voluntários da Microsoft Portugal. O objetivo é chegar ao maior número de escolas e alunos possíveis, onde os militares da estrutura de Prevenção Criminal e de Policiamento Comunitário desenvolvem o programa “Escola Segura”.

O metaverso é um conjunto de tecnologias que permite representar e estabelecer conexões entre o mundo real e o mundo virtual, entre pessoas, locais, coisas e processos. Para reforçar a segurança no metaverso, é essencial investir nos princípios de privacidade, segurança e proteção de dados, incluindo a autenticação forte no acesso a contas ou aplicações e segurança das infraestruturas, incluindo as redes, servidores e dispositivos.

A Microsoft Portugal é membro fundador do Consórcio da Internet Segura e há nove anos consecutivos que se associa à GNR para assinalar, em fevereiro, o Mês da Internet Mais Segura. Há 19 anos a celebrar o Dia da Internet Mais Segura, a tecnológica anunciou ainda, hoje, o “Global Online Safety Survey 2023: Perceções de pais e crianças sobre a segurança online”, no qual analisa, em 16 países, as perceções de adolescentes e pais sobre a segurança na internet e respetivos comportamentos de risco.

De acordo com o estudo da Microsoft, 69% dos inquiridos experimentaram pelo menos um risco no último ano e 42% das pessoas tornaram-se menos confiáveis na utilização da internet. Nos principais riscos identificados, destacam-se a desinformação (51%); riscos pessoais (42%), como discurso de ódio, cyberbullying, assédio, abuso e ameaças de violência e conteúdo violento (39%), como violência gráfica, conteúdo terrorista e extremista.

Populares