15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ministra da Habitação e Presidente de Elvas lançaram 1ª pedra da construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos(c/fotos)

A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, e o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, fizeram hoje o lançamento da primeira pedra da construção de 60 fogos na Quinta dos Arcos.

De acordo com a nota divulgada pela Autarquia Elvense, a empreitada, num investimento de sete milhões de euros, contempla a construção de 2 blocos habitacionais, num total de 24 fogos T2 e 36 T3, que irão depois ser disponibilizados ao mercado de habitação em regime arrendamento acessível, para casais com rendimentos médios, e cujas rendas serão estabelecidas em função dos mesmos.

Após a assinatura simbólica do pergaminho que marca o início da obra e do lançamento da primeira pedra, as obras iniciam-se no terreno, prevendo-se a conclusão em 2025.

A anteceder esta cerimónia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, fez a apresentação do ponto atual da Estratégia Local de Habitação, que, até ao momento, conta com mais de meia centena de imóveis adquiridos, desde o Centro Histórico às freguesias rurais.

O autarca afirmou que continua a ser feito uma grande aposta na aquisição de imóveis degradadas para reabilitação, uma vez que “só no Centro Histórico, havia 400 casas devolutas”, contudo têm sentido algumas dificuldades para adquirir “porque os proprietários, muitos deles, continuam com a estratégia do abandono do que é o seu património, apesar da Câmara estar 100 por cento disponível para as adquirir e não impondo qualquer custo para o efeito”.

Rondão Almeida explicou que, para além do arrendamento acessível, a Autarquia investe na reabilitação de imóveis no âmbito do programa 1º Direito, ou seja na área da habitação social, para aqueles que vivem num nível de pobreza ou vivem em habitações sem quaisquer condições”. No total serão cerca de centena e meia de imóveis para habitação social novos.

Nesta sessão estiveram também presentes a secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, o presidente do Conselho Executivo do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, António Leitão, membros do executivo municipal e representantes das instituições do concelho.

Recorde-se que no âmbito da Estratégia Local de Habitação está previsto um investimento, superior a 62 milhões de euros, até 2026.

Fonte/Fotos: Município de Elvas

Populares