31.5 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ministro da Defesa desafia alunos da Universidade de Évora a refletirem sobre questões de segurança e defesa nos seus trabalhos académicos

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, esteve esta terça feira (26 de novembro) em Évora, onde desafiou os estudantes da Universidade de Évora a refletirem sobre questões de segurança e defesa nos seus trabalhos académicos.

O repto foi lançado na sessão de abertura do V Seminário IDN Jovem, que se realiza até quarta-feira na Universidade de Évora, promovido pelo Instituto da Defesa Nacional em conjunto com a academia.

Aos jornalistas presentes no local, o ministro explicou que quis “encorajar os jovens a pensarem sobre segurança e defesa e a trabalhar nesse domínio nos seus trabalhos académicos”.

O objetivo, aponta, é “ajudar a densificar o pensamento em Portugal sobre as questões estratégicas que vão ser fundamentais para a nossa segurança no futuro”.

Para João Gomes Cravinho têm existido “enormes transformações no mundo, desde que eu tinha a idade deles, mas creio que o tempo que vai entre o momento presente e quando eles tiverem a minha idade, daqui a 30 e tal anos, as transformações serão ainda mais profundas”.

João Gomes Cravinho advertiu que existe “um conjunto de fatores e dinâmicas internacionais globais” cuja evolução é imprevisível, como “as inovações tecnológicas, o aparecimento de forças de alguns países que querem subverter a ordem internacional ou forças que não são controladas por estado nenhuns”.

O responsável pela tutela conclui que “temos um mundo pela frente que é complexo e difícil e que exige a nossa atenção”.

Populares