34.8 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ministro Pedro Marques inaugurou esta quinta-feira Centro Escolar de Arronches (c/som e fotos)

O Centro Escolar Nossa Senhora da Luz, em Arronches, foi inaugurado esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, uma obra que se esperava há alguns anos, como diz à Rádio Campanário, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Ana Maria Reis, “falamos em 20 anos”.

A Diretora salienta que “é um orgulho, sobretudo para mim, porque tive a ousadia de fazer o desafio a um autarca para construir uma escola nova. E ver concretizado esse desafio, é um dia de muita felicidade”. Ana Reis frisa que “estamos a falar de uns 20 anos e a demora deve-se a nem sempre a educação ser uma prioridade. E porque os autarcas não consideraram que um Centro Escolar fosse uma obra prioritária. Eu, descaradamente, desafiei os autarcas a doar a escola velha à IPSS, que eram nossos vizinhos de longa data, e fazer uma escola nova, uma escola que pudesse albergar todos os alunos.”

A Presidente da Câmara Municipal, Fermelinda Carvalho, diz que “é um dia de festa para Arronches, que há muitos anos ambicionava este centro. É o maior investimento de sempre em Arronches, 3,1 milhões de euros. Um investimento que tem a particularidade do município apostar nesta obra porque o Ministério da Educação não tinha verba disponível. O município assumiu e usou o dinheiro dos seus cofres, sem recorrer a empréstimos. E não me arrependo nada, investimos nas nossas crianças”. A autarca salienta que o projeto “foi financiado pelo Programa INALENTEJO, por fundos comunitários, num investimento de 3,1 milhões de euros, houve financiamento de 85%, o município assumiu os 15%, 650 mil euros”.

Presente na inauguração esteve Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, que salientou a importância dos Fundos Comunitários dizendo, “tem sido possível trazer um bocadinho mais de coesão ao nosso território e mais investimento ao Alentejo. O distrito de Portalegre sofreu muito com o envelhecimento da população e com a desertificação e por isso é importante criar boas condições nas escolas para as crianças e jovens. É criar mais futuro para o distrito e em particular para Arronches. E portanto, uma obra que devia ser apoiada pelos Fundos Comunitários e foi aprovada.”

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo – CCDRA, Roberto Grilo, explicou que esta “é uma intervenção que teve 2 fases. Numa 1ª fase teve um investimento total de cerca de 4 milhões de euros, numa 2ª fase desta escola, 2 milhões e 379 mil euros, com um investimento elegível que baixou para 2 088 milhões de euros”. Roberto Grilo diz que “este é um equipamento qualificado que honra a nossa certificação enquanto região e enquanto território na fixação dos nossos jovens. É um equipamento que contribuí para a coesão territorial, não só do concelho, mas também da NUT do Alentejo. Este é um projeto que vem do período do Programa QREN 2007-2013, não ´uma comparticipação no âmbito do Alentejo 2020”.

{gallery}arronches_centro_escolar_fev17{/gallery}

Populares