2.6 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

 Moedas defende a linha ferroviária entre Sines/Caia para ligar a alta velocidade Lisboa/Madrid.

O autarca de Lisboa, Carlos Moedas, defende que o segmento ferroviário entre Sines e Caia deve ser considerado parte integrante de uma infraestrutura de alta velocidade ligando Lisboa a Madrid. O autarca refere a importância de estabelecer uma ligação prioritária entre as duas capitais europeias. Garante a perplexidade pelo fato de, enquanto se anunciava a ligação Lisboa-Porto, não se ter feito o mesmo para a rota Lisboa-Madrid.

Carlos Moedas destacou, durante a inauguração da Unidade de Saúde de Alcântara, que o percurso Sines-Caia, atualmente destinado ao transporte de mercadorias, poderia ser rapidamente adaptado para passageiros. Recentemente, o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, anunciou que a futura ligação ferroviária Sines-Caia, prevista para 2025, seria o primeiro troço de alta velocidade em Portugal, com potencial para estabelecer um serviço de passageiros entre Lisboa e Madrid.

O presidente da Câmara de Lisboa reitera que a ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid deve ser uma prioridade nacional, dada a importância das ligações entre as duas economias.

O Edil identifica esta oportunidade como estratégica fundamental para impulsionar as economias, gerar emprego e fomentar a prosperidade, não só para as duas capitais, mas também para as localidades ao longo do trajeto.

Carlos Moedas afirma que esta ligação é uma prioridade nacional, especialmente considerando a posição geográfica de Lisboa como a capital mais ocidental da Europa. Vê a possibilidade de ligar Lisboa à linha Sines-Caia, e depois a Madrid, aproveitando um trajeto que já está em construção.

Populares