20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Monforte: No Torre de Palma Wine há tratamentos de vinoterapia no meio das vinhas

No Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, um cinco estrelas rural, tudo gira em torno do vinho que os romanos já produziam ali perto há milhares de anos. Há um tratamento de vinoterapia, visitas à adega e banhos quentes todo o ano.

Uma das bebidas de maior tradição, o vinho adquiriu outras funções que não a de saciar a sede e prover sabores para deleite. Hoje em dia, ele também é usado em diversas clínicas de estética e deu origem a locais conhecidos como Wine Spas.

Os tratamentos, nascidos na França, utilizam as propriedades das uvas para cuidar de questões ligadas à estética e à saúde. Já comum na França e em outros países com mais tradição vitivinícola.
Apesar de ser considerada uma prática nova, há registos de tratamentos estéticos à base de vinho desde a antiga Grécia. Lá, era comum que as mulheres misturassem ervas nos vinhos para a elaboração de cremes faciais. No livro “Os Demônios”, de 1871, Fiódor Dostoiévski já citava tratamentos à base de uvas: “[…] a inconsolável Praskóvia Ivánova viajara ao estrangeiro com a filha, aliás, também com a intenção de tratar-se à base de uvas, tratamento que também se dispunha a concluir em Vernex-Montreux […]”

O que é vinoterapia?
Em suma, a vinoterapia baseia-se na utilização de nutrientes e elementos da uva para elaborar extratos polifenólicos usados nos mais diversos tratamentos, como envelopamentos, esfoliações, massagens faciais e corporais e banhos vinoterápicos que têm a capacidade de ativar ou inibir enzimas, garantindo benefícios que vão desde a redução de rugas e antienvelhecimento até a revitalização da pele e relaxamento.

Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do Hotel & Spa do Vinho Autograph Collection, classifica a vinoterapia como um conjunto de terapias e dermocosméticos desenvolvidos a partir da desestabilização dos polifenóis. “Em associação a vários outros ativos naturais, não apenas hidratam e nutrem a pele, mas atuam como protetores da membrana nuclear, protegendo-a da ação de radicais livres, estimulando a produção de enzimas importantes como colágeno e elastina e auxiliando na eliminação de toxinas. O efeito final é de profunda desintoxicação e comprovado rejuvenescimento”, garante Deborah.

Os tratamentos usados pela vinoterapia possuem diversos benefícios em todas as partes do corpo, desde o cabelo até os vasos sanguíneos. Podemos destacar 10 dos mais importantes:

  • Inibe a ação de enzimas que causam inflamações.
  • Atua como agente antirradicais livres e elimina as células mortas. Dessa maneira, retarda o envelhecimento e o aparecimento de rugas.
  • Age como tonificante da pele, que fica exposta ao sol e à poluição diariamente.
  • Possui propriedades antialérgicas.
  • Acelera a cicatrização de feridas.
  • Elimina toxinas do organismo.
  • Hidrata a pele.
  • Auxilia na produção de colágeno, dando mais firmeza à pele.
  • Recupera a fibra capilar, restaura o brilho dos cabelos e retarda o ressecamento.
  • Ativa a circulação e aumenta a resistência dos vasos sanguíneos.
  • Depois desses tratamentos, ainda vale tomar uma taça de vinho, para garantir os seus benefícios também no combate às doenças cardíacas, do fígado, aos problemas cerebrais e promover uma vida mais saudável e equilibrada.

No hotel alentejano, o spa oferece ainda massagens terapêuticas, de reflexologia, aromaterapia, relaxantes, anti-stress e de método Renata França (drenagem e modeladora). Os produtos dermocosméticos utilizados nos tratamentos são da marca Darphin, criada pelo fisioterapeuta parisiense Pierre Darphin em 1958. Antes ou depois dos tratamentos, vale a pena desfrutar da ampla piscina interior aquecida, iluminada naturalmente por grandes janelões, assim como aproveitar a borbulhante hidromassagem e a sala de banho turco.

Para uma experiência mais completa, o spa sugere uma junção de massagem, esfoliação corporal e esfoliação de pés com uma visita ao restaurante de cozinha alentejana Palma, liderado pelo chef Miguel Laffan, com direito a 10% de desconto no dia do tratamento. 

C/Evasões/Revista Adega

Populares