17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Monsaraz instala centro interativo para valorizar herança judaica da vila medieval (c/som)

Com o intuito de preservar a memória judaica da vila de Monsaraz, vai ser implementado um centro interativo para estudar a herança numa perspetiva de multiculturalismo de povos e regiões.

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz em declarações à Rádio Campanário conta que o centro será instalado na Casa da Inquisição em Monsaraz para mostrar a todos os visitantes e para memória dos seus habitantes, a história judaica de Monsaraz”.

O autarca realça que “o revisitar desta fase histórica que continha a judiaria de Monsaraz com bastantes referências na Torre do Tombo, e todo esse estudo que estava por fazer, é importante transmitir às pessoas”, pois segundo José Calixto, “Monsaraz é hoje visitada por mais de 60 mil pessoas por ano e este ano irão ser por certo ultrapassados”.

José Calixto diz que o projeto das rotas das judiarias portuguesas deverá estar concluído em “final de novembro o projeto de implementação e para o início e conclusão da obra foi apresentado entre abril de 2015 e abril de 2016”, prevendo que o término ocorra antes desta data.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Calixto%20memoria%20judaica19nov14.MP3{/play}

O projeto “Monsaraz na Rota das Judiarias Portuguesas – Casa da Inquisição – Centro Interativo” vai ser desenvolvido no âmbito da candidatura “Rotas SEFARAD: valorização da identidade judaica portuguesa no diálogo interculturas”.

Promovida pela Rede de Judiarias de Portugal, com o apoio do governo da Noruega, a candidatura engloba projetos em 15 municípios do país, de entre os quais Reguengos de Monsaraz.    

Populares