7.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Montemor-o-Novo: Primeiro composto recolhido no compostor comunitário da Rua Fernando Namora

No dia de ontem,  21 de março, pelas 9:30h, foi extraído, por parte do Município de Montemor-o-Novo, o primeiro composto produzido no compostor comunitário instalado há um ano, na Rua Fernando Namora, em Montemor-o-Novo.

Esta ação representa algo bastante significativo para o município, pois é o resultado da adesão de 50 famílias à ilha de compostagem comunitária instalada na Rua Fernando Namora, em fevereiro do ano passado, no âmbito do projeto Re-Planta da Gesamb. Os contributos destas famílias com orgânicos permitiram encher o compostor em 3 meses, ou seja, desde fevereiro até abril do ano passado. Esses resíduos foram sendo tratados no local e, ao fim de um ano, foi possível gerar, em vez de lixo, cerca de 230 kg de composto orgânico num ciclo fechado e com zero desperdício. Este composto está agora em fase de análise para posterior campanha de distribuição.

A compostagem é uma grande oportunidade para conseguir desviar orgânicos de aterro, permitindo a redução da pegada carbónica através da diminuição do tráfego de viaturas de recolha e da redução da emissão de gases com efeitos de estufa. Além disso, um composto orgânico é um excelente fertilizante natural que ajuda a aumentar a biodiversidade, os nutrientes e a retenção de água nos solos. 

 

Fotos: Município de Montemor-o-Novo

Fonte: Município de Montemor-o-novo

Populares