Depois de ter anunciado, no passado dia 11, um conjunto de medidas de contenção da propagação do vírus que passavam pelo encerramento temporário dos principais equipamentos da autarquia (Piscinas Municipais, Complexo Desportivo, Fórum Cultural, Biblioteca), suspensão das atividades da Escola Popular Túlio Espanca e da Academia do Sucesso e suspensão da Linha do Alandroal (ALA) de transportes municipais, o município de Alandroal vai implementar um novo conjunto de medidas e restrições a partir de dia 16.
Estas medidas adicionais resultam da declaração pela Organização Mundial de Saúde (OMS) da situação de Pandemia, das medidas decretadas pelo Governo, da particular vulnerabilidade da numerosa população idosa do concelho, do risco particular da proximidade do concelho com Espanha, que decretou o Estado de Alerta e quarentena obrigatória para todo o país e do risco particular de estarem em curso no concelho grandes obras de construção, designadamente, as da ferrovia, que movimentam um grande número de trabalhadores vindos de vários pontos do país.
Em primeiro lugar, o município colocará em situação de teletrabalho todos os funcionários que for possível desde que integrem grupos de risco (diabetes, doença cardíaca, doença respiratória, doença oncológica, gravidez, etc.), tenham pessoas idosas no seu agregado familiar ou tenham crianças a seu cargo até aos 12 anos de idade (inclusive). O município irá ainda proceder à criação de equipas para serviços mínimos nos setores operacionais que se revezarão quinzenalmente nas respostas necessárias, mantendo-se os restantes funcionários em prevenção;
Em segundo lugar, determina-se a suspensão de todos os atendimentos presenciais de todos os serviços do município (Balcão Único, Urbanismo, Ação Social, Ponto Cidadão, Gabinete de Inserção Profissional). Os serviços mantêm-se em funcionamento e todos os contatos devem ser realizados por via telefónica ou correio eletrónico, estando previsto o atendimento presencial excecional, por marcação prévia, no Balcão Único de Alandroal.
Em terceiro lugar, para eliminar a necessidade de deslocações, todos os pagamentos a efetuar ao município, designadamente, do Serviço de Águas, passam a beneficiar do prazo adicional de um mês em relação à data limite prevista e devem ser realizados através de Multibanco ou Transferência Bancária para o PT50003500120000011843064 devendo o respetivo comprovativo ser enviado por e-mail, com indicação ao que respeita. São suspensas todas as atividades do Mercado Municipal (exceto das lojas e restaurante com gestão autónoma), encerrados todos os Parques Infantis da responsabilidade do município, reforçadas as ações de limpeza em todos os edifícios e limitada a permanência no Bar de apoio no edifício sede.
Será criada uma equipa interna dos Setores de Educação e Ação Social especificamente para prestar apoio às crianças beneficiárias de Ação Social Escolar e aos idosos beneficiários do Cartão Social do Idoso em caso de necessidade de fornecimento de refeições ou entrega de medicamentos ou compras. São suspensos ou adiados todos os eventos do município até ao final de Junho e o município não colaborará nem emitirá licenças para eventos promovidos por terceiros, recomendando a todas as associações e comissões de festas a adoção de igual procedimento.
Todas as novas medidas e as já antes aprovadas manter-se-ão em vigor até 17 de Abril, altura em que será realizada nova avaliação. João Grilo, o presidente da autarquia, espera que estas medidas, em conjunto com as adotadas pelas restantes entidades e com os comportamentos responsáveis de todos os cidadãos contribuam para conter a epidemia e libertar o concelho e a região dos seus possíveis efeitos nefastos no mais curto espaço de tempo e reforça que a chave para o sucesso está no comportamento individual de cada um.