3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Alandroal promoveu IV Encontro Pensar com Arte. Um conjunto de temáticas que “serve sobretudo para ajudar as crianças a pensar” (c/som e fotos)

A Câmara Municipal de Alandroal em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alandroal promoveu o IV Encontro Pensar com Arte, no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, aberto à comunidade educativa e ao público em geral.

“Pensar com Arte”, um evento de cariz pedagógico que visa a promoção do desenvolvimento da capacidade cognitiva das crianças e a divulgação do programa educativo “Filosofia para crianças”, contou com diversos painéis  onde foram abordadas um conjunto de temáticas.

Este ano, a iniciativa foi direcionada para a importância dos contos tradicionais na pedagogia educativa e ao longo do dia decorreram diversas atividades entre elas a peça de teatro “Auto de S. Martinho”, encenada pela companhia Pim Teatro, diálogos e inauguração de uma exposição sobre a temática.

A Rádio Campanário esteve presente na iniciativa e falou com a presidente da Câmara de Alandroal. Mariana Chilra começou por dizer que “é um dia cheio, com várias atividades para as crianças, serve sobretudo para ajudar as crianças a pensar, é uma questão de conhecimento e que as nossas crianças e também os adultos tirem daqui o melhor partido possível”, salientando a boa parceria com o Agrupamento de Escolas, “quem sai a ganhar com isso são as crianças”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Mariana%20Chilra5nov14.MP3{/play}

Tomé Laranjinho, diretor do Agrupamento de Escolas de Alandroal refere que “os mais pequenos participam nestas atividades e acolhem-nas bem, para eles isto é muito bom”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Tome%20Laranjinho5nov14.MP3{/play}

Bravo Nico,  diretor da Universidade Sénior Túlio Espanca, foi um dos oradores convidados. Em declarações à Rádio Campanário salienta que “a relação que existe entre a educação, toda a educação, não só a que existe nas escolas, mas toda a que acontece num determinado território se vai manifestando e qualificando a população e as instituições”.

Bravo Nico diz que “há mais de uma década que a Universidade de Évora tem no Alandroal um trabalho muito longo, um trabalho em que tenho vindo a participar com alguma regularidade e venho aqui hoje mostrar esse trabalho que temos vindo a construir na perspetiva de dar um bom contributo”.

“Alandroal está bem dotado de conhecimentos do seu território e da realidade educativa que acontece no seu território, daquilo que eu conheço é a região do país com mais estudos científicos realizados nesta ótica da relação entre educação e território”, refere.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Bravo%20Nico5nov14.MP3{/play}

O IV Encontro Pensar com Arte contou com a representação da Peça de Teatro Auto de S. Martinho pelo Pim Teatro.

O ator João Palma mostrou-se muito satisfeito com a presença na vila de Alandroal, contando-nos um pouco do enredo da peça, “um texto ao gosto popular em que tentamos pôr-nos na pele dos nossos antepassados e criar uma literatura que fosse em alentejano, cómica e popular”.

O ator do Pim Teatro refere, “já trabalhamos há muitos anos e temos alguns espetáculos que podemos repor a qualquer momento”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Pim%20Teatro5nov14.MP3{/play}

Populares