5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Évora participa em projecto de reciclagem de brinquedos

A Câmara Municipal de Évora,em parceria com o ARTERIA _LAB (Laboratório Criativo da Universidade de Évora) vai participar no projeto REPLAY.

Em nota enviada à nossa redação, o Município de Évora adianta que se trata de um projeto de reciclagem de brinquedos desenvolvido pela Zero Waste Lab e pelo Precious Plastic Portugal que tem como objetivo mobilizar a comunidade para a recolha de brinquedos usados, seleção e triagem dos seus componentes.

O plástico obtido a partir destes objetos será transformado em novos brinquedos originais, cujo desenho resultará de um concurso aberto a alunos e exalunos da Universidade de Évora e que serão produzidos nas máquinas Precious Plastic do _ ARTERIA_ LAB.

Segundo a autarquia, o projeto atua em diversas áreas de intervenção, nomeadamente na Educação (capacitação das famílias para a identificação de diferentes tipos de plásticos e das suas propriedades; conhecimento de técnicas de reciclagem de materiais); Participação cívica (envolvimento da comunidade na recolha de brinquedos e triagem de materiais) e Ambiente (redução de desperdícios; sensibilização para a necessidade de reduzir o consumo e reutilizar materiais).

A Câmara Municipal de Évora tornou-se parceira deste projeto por considerar ser um projeto interessante, que poderá ter bom impacto ambiental e social e que se alia ao tema central da Autarquia em 2021: ” Agir pelo ambiente, construir um concelho sustentável”.

No projeto, estão envolvidas 5 turmas de 3º ano do ensino básico  e nesta fase encontram-se a recolher brinquedos usados e a fazer a separação de materiais.

Neste momento, existem três pontos de recolha de brinquedos onde qualquer pessoa pode deixar os seus brinquedos em fim de vida: no Mercado Municipal 1º de Maio e na mercearia biológica SOUK, e na sede da Associação Académica da Universidade de Évora até ao final do mês de Maio.

O projeto conta ainda com o apoio da Associação 100% ADN e AAUE (Associação Académica da Universidade de Évora) que vão ajudar na recolha e separação de brinquedos e materiais.

Populares