18.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Montemor-o-Novo inicia campanha 2023 da Cebola Roxa com apoios para os produtores (c/fotos)

No âmbito da Implementação da Estratégia Alimentar – SMEA em Montemor-o-Novo, o Gabinete do Produtor Agrícola do Município de Montemor, iniciou  a 3 de abril a campanha 2023 da Cebola Roxa de Montemor-o-Novo.

O  fornecimento do cebolo, aos 31 produtores, está a decorrer durante o mês de abril, em Montemor-o-Novo, com o Município a apoiar em 50% do valor das plantas para plantação, de forma a incentivar os produtores a continuarem a investir neste produto, nesta fase de consolidação .

Com este apoio, pretende-se continuar a promover e valorizar esta variedade tradicional do concelho, conhecida pelo seu sabor característico e apreciada pela sua suavidade, tal como pelo seu período de conservação. O objetivo é alcançar uma maior produção, atraindo novos produtores, promovendo práticas produtivas sustentáveis e incrementando o seu consumo.

O projeto Cebola Roxa de Montemor-o-Novo, tem como linhas de atuação principais a salvaguarda do património genético, aumentando o número de sementes disponíveis; estabelecer uma rede de apoio técnico a produtores que queiram produzir a variedade, que lhes garanta orientação e apoio na resolução de problemas; proporcionar aos produtores já existentes e aos novos que se queiram instalar, uma oportunidade de negócio através do escoamento e preço correto do produto; valorizar o produto junto do consumidor; e ganhar escala através da junção de produção de produtores diversos.

Espera-se desta forma fomentar o sistema alimentar local, ao nível do aumento da produção, associando produtos, tentando criar sinergias nas suas várias vertentes (produção, comercialização, consumo final) com todos os atores da comunidade.

 

 

Fotos: Município de Montemor-o-Novo

Populares