16.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Montemor-o-Novo lança Concurso para assinalar os 500 anos do nascimento São João de Deus.

Há mais de 500 anos nasceu em Montemor-o-Novo aquele que viria a tornar-se São João de Deus! Homem do povo, que cedo partiu da sua terra. João Cidade foi soldado, vendedor ambulante, até que um dia “saiu fora de si” e transformou o seu caminho! Para muitos perdeu o juízo mas, cedo se percebeu, que apenas queria ajudar os pobres e os doentes! Esta é uma épica crónica, de voltas e reviravoltas, descobertas e reconversão, de uma vida que foi invulgar e inspiradora. São João de Deus foi canonizado em 16 de outubro de 1690. É patrono dos hospitais, dos doentes e de todos os que prestam assistência aos doentes. São João de Deus é copatrono da cidade de Granada e patrono de Montemor-o-Novo. O dia 8 de março, dia em que se celebra o nascimento de S. João de Deus, é feriado municipal em Montemor-o-Novo.

 

O Município de Montemor-o-Novo convida a conhecer ou recordar a extraordinária vida de João Cidade, mais tarde São João de Deus, desafiando todos os queiram, a participar no Concurso Literário e escrever um conto infantil sobre São João de Deus.

O concurso literário Conto infantil sobre S. João de Deus, cujo prémio tem um valor de 1500 €, é uma iniciativa do Município de Montemor-o-Novo, que pretende selecionar um conto infantil para publicação em livro, com o objetivo de valorizar e promover do património cultural do concelho.

Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos e deverão ser enviados até ao dia 8 de março de 2022.

As normas de participação neste concurso estão disponíveis no site do Município de Montemor-o-Novo em https://www.cm-montemornovo.pt/concurso-literario-

Populares