20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Montemor-o-Novo limpa Ribeira de São Geraldo!(c/fotos)

Tiveram lugar recentemente trabalhos de limpeza da linha de água que atravessa a aldeia de São Geraldo. Estes trabalhos tiveram origem numa solicitação dos residentes, através de contactos com União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

Com uma população envelhecida e, por isso, com menor capacidade para efetuar este tipo de trabalhos, como acontecia no passado, foi com agrado que os habitantes viram esta sua pretensão concretizada. Este foi um processo, aliás, sempre acompanhado por membros desta comunidade, num diálogo frequente e salutar.

A intervenção visou a limpeza e valorização de um troço de linha de água, com uma extensão total de, aproximadamente, 702 metros, onde se pretendeu assegurar o normal escoamento das águas, controlar o crescimento de vegetação infestante e invasora, promover a renaturalização, aumentar a biodiversidade e reduzir o risco de erosão e de incêndio.

Está ainda programada, para as férias de Carnaval, a realização de plantações de vegetação ripícola autóctone, nas quais se irá envolver a população, particularmente as crianças.

Estes trabalhos encaixam-se no RIVER – Plano de Restauro e Valorização da Rede Hidrográfica de Montemor-o-Novo, documento em fase de conclusão, que inclui um conjunto de linhas orientadoras do planeamento e gestão do território do concelho, principalmente no que concerne à gestão das linhas de água urbanas, visando a requalificação destas estruturas naturais, de grande importância para a salvaguarda e promoção da biodiversidade.

Populares